A Sony não está em seus melhores dias quando o assunto são dispositivos móveis, mesmo assim a Sony Mobile não está à venda e foco poderá mudar de hardware para software.
A Sony Mobile possui 3.1% do mercado mundial de dispositivos moveis “tablets, smartphones e relógios inteligentes”, mas em alguns mercados importantes tem somente 0,1% das vendas o que é muito pouco para uma fabricante desse porte.
Nos EUA a Sony Mobile tem 0.1% do mercado que está dominado pela Apple e Samsung, na China possui 0.4%, mas cada dia fica mais difícil competir com a Xiaomi e outras fabricantes que lançam aparelhos de alta qualidade por um preço incrivelmente baixo.
Por esses motivos muitos lançaram rumores que a Sony Mobile poderia ser vendida. “Nós deixamos todas as possibilidade e opções em aberto, mas isso não significa que estamos à venda” segundo o Tim Harrison, vice-presidente da Sony Mobile.
Com perca de mercado a Sony Mobile também está representando suas estratégias. No passado ao lançar o Xperia Z3 a fabricante anunciou que iria lançar um novo aparelho top de linha a cada seis meses, mas parece que tudo mudou depois desses números.
O presidente da Sony Mobile, Hiroki Totoki, diz “O que aprendemos com a nossa longa experiência no negócio de eletrônicos de consumo é que os consumidores querem detalhes que você não pode entregar por simplesmente montar as peças poderosas”.
Agora a Sony irá se concentrar mais do que nunca em software para trazer experiências únicas para seus consumidores. Com conteúdo e funções únicas, as pessoas pensam muito antes de trocar de fabricante já que a outra fabricante não irá fornecer as mesmas facilidades.
Um grande destaque é a LG que com seu Knock Code faz muitos consumidores pensarem muito antes de trocarem de fabricante. A facilidade de desbloquear o aparelho até mesmo com a tela desligada é algo único e viciante.
No meu pensamento além da Sony melhorar e trazer funções únicas para seus consumidores ela precisa rever sua avaliação dos preços dos aparelhos, aparelhos como o Xperia Z3 e Z3 Compact são incríveis e muitos sonham em ter um, mas não o compram por causa dos valores altos dos dispositivos. Se investir em software e baixar o preço dos top de linha a Sony Mobile tem tudo para crescer novamente.