Finalmente de forma oficial o Google traz o suporte oficial off-line para vídeos do YouTube, mas recurso inicialmente está disponível somente para 3 países.
Desde o ano passado o Google vem prometendo suporta para assistir vídeos off-line no YouTube, mas dessa vez finalmente o recurso chegou mesmo que seja somente para 3 países diferentes.
Para quem não sabe o recurso off-line do YouTube permite que você “baixe” um vídeo diretamente no site para seu Android e quando não estiver conectado possa assistir quantas vezes quiser.
Os 3 países que já possuem suporte para o off-line do YouTube são a Índia, Indonésia e Filipinas, em grande parte esses países forma escolhidos pela qualidade da rede que lá não são as melhores do mundo, na Índia, por exemplo, alguns lugares a velocidade máxima de conexão fica restrito ao 2G da rede das operadoras locais.
O recurso off-line também é excelente para quem não gosta de ficar vendo os vídeos travando toda hora, pois você pode deixar o vídeo baixando, quando terminar o download basta assistir sem qualquer problema de ficar parando a todo momento, o melhor é que você pode escolher até mesmo a qualidade do vídeo que for baixar.
Como sempre tudo tem regras, no caso do off-line do YouTube os vídeos funcionam até 48 horas sem precisar de um novo acesso à internet, ou seja, você pode ver quantas vezes quiser o mesmo vídeo nos 2 dias disponíveis, logo depois para assistir novamente você precisa ter acesso a internet, mas o acesso à internet não é para baixar o vídeo novamente e sim para a liberação do vídeo e recolhimento das estatísticas de visualizações do mesmo.
Mas nem todos os vídeos ainda são compatíveis com esse recurso off-line no momento, mas por exemplo, o Google está aos poucos tentando aumentar essa base, isso também depende do responsável pelo vídeo já que ele também precisa liberar o seu vídeo para que os usuários possam assistir off-line, mas essa questão é opcional para o responsável pelo vídeo.
Como todos os produtos do Google esse recurso será expandido para novas regiões, mas ainda não temos notícias sobre países e nem datas em que o off-line do YouTube chegará em outras regiões.