Agora o Google Maps está recebendo o suporte para sensores Bluetooth em túneis, o que poderá ser de grande ajuda para os motoristas.
Quem dirige na maioria das vezes sabe que os túneis podem acabar com o sinal do celular e do GPS, trazendo informações inconsistentes.
Mas isso muda quando se recebe o novo suporte, que utiliza beacons Bluetooth para uma localização mais precisa.
Localização mais exata em túneis
Suporte para sensores Bluetooth em túneis está chegando finalmente ao Google Maps, permitindo que os usuários possam fazer a utilização para se localizarem mais facilmente.
Conhecido como Beacons, esses sensores Bluetooth em túneis tem a tarefa que passar a localização mais precisa para os mapas.
Como esses lugares fazem os sinais de telefonia e GPS sumirem, o mapa fica sem saber onde você está, o que dependendo da distância, pode ser um grande incomodo para os usuários.
Ai que entram os sensores Bluetooth em túneis, os Beacons permitem que os carros ou telefones se conectem neles e trazem uma localização aprimorada, mesmo sem os outros sinais tradicionais.
Isso significa que mesmo sem sinal da operadora e do GPS, o mapa ainda irá mostrar a sua posição graças a esses sensores, permitindo acompanhar o caminho sem perder a sua localização em tempo real.
Curiosamente, esse recurso existe no Waze há anos, mas somente agora o Google está trazendo ao seu aplicativo de mapas.
Claro que para fazer o uso da novidade, é preciso que o túnel tenha os sensores instalados e prontos para a conexão, em muitas partes do mundo essa tecnologia está disponível, inclusive no Brasil, Austrália, EUA, França e muito mais.
Por padrão, o recurso está chegando desativado, e o próprio usuário precisa fazer a ativação da função para utilizar os Beacons, algo que é feito entrando no Google Maps, apertando em sua foto de perfil, selecionado “Configurações”, toque em “Configurações de navegação” e ative a função “Sensores Bluetooth em túneis”, vai surgir um pop-up, aceite a permissão e pronto, tudo está pronto para funcionar.
Para ter acesso a nova opção, basta manter o Google Maps em sua versão mais recente.