Aparelhos classe de desempenho no Android 15 terão que suportar Ultra HDR, algo que se tornou obrigatório no SO.
Dispositivos poderão ser atualizados ou utilizarem o novo sistema sem esse recurso, mas não podem pertencer a esta classe.
Esse requisito é excelente para aumentar o uso da função, que traz aprimoramentos em fotos e vídeos.
JPEG_R precisa ser compatível com todas as câmeras
Revelado com o Android 14, o Ultra HDR é uma nova forma de trazer o HDR para os dispositivos e deixando as imagens compatíveis com aparelhos mais antigos.
Agora foi descoberto que o Android 15 irá exigir suporte para Ultra HDR nos dispositivos classe de desempenho.
Diferente do que o nome diz, a classe de desempenho não é algo relacionado a performance do processador, mas sim, em relação a utilização de recursos de mídia, câmera e outros genéricos.
Esses aparelhos terão que trazer suporte para JPEG_R em todas as câmeras que possuem, esse é o formato padrão para o recurso do Google.
Outro detalhe importante, é que esses aparelhos terão que colocar o formato como padrão no aplicativo nativo de câmera, ou seja, no que vem de fábrica.
Claro que o suporte de gravação no mesmo formato também precisa estar disponível para vídeos.
Isso significa que o padrão precisa ser suportado em todas as câmeras, e em fotos e vídeos no aplicativo do telefone ou tablet.
Suporte não é obrigatório para o próprio sistema
Obrigatório apenas para os aparelhos classe de desempenho, o Android 15 não tem essa exigência para os outros dispositivos.
Então outros aparelhos podem ser atualizados ou chegarem com o sistema, e claro, sem precisar desse suporte.
No final, para os dispositivos mais simples nada muda, apenas nos aparelhos classe de desempenho, que as fabricantes terão que trabalhar no suporte para o Ultra HDR para ficarem em conformidade com as novas regras.
Fonte: Androidpolice