Pular para o conteúdo

Telefone vibrando sozinho? Saiba como resolver

Xiaomi Civi 2

Problemas podem fazer o telefone ficar vibrando sozinho algumas vezes, então ensinaremos algumas formas de corrigir.

As reclamações sobre essa falha remontam há mais de 10 anos atrás ou mais, mas eu nunca tinha conhecido ou sido afetado até agora.

Sem qualquer motivo, somos incomodadores com a vibração, quando olhamos, não existem notificações, avisou ou nada parecido para explicar o movimento.

Como descobri o problema pela primeira vez

Minha namorada adquiriu um Galaxy M53, na primeira semana o funcionamento foi normal, sendo um excelente telefone em questão da duração da bateria, é rápido e tudo mais.

Motorola Edge 30 Fusion
Motorola Edge 30 Fusion

Mais uma semana passou e o celular começou a vibrar sem qualquer explicação ou notificação sendo mostrada.

O primeiro passo foi ficar de olho para quando ele vibrasse, ficando atento a hora em que ele vibra, já que algumas notificações podem chegar atrasadas (10 minutos), mas podem apresentam a vibração na hora correta em que a notificação deveria ter chegado.

Sem nem tempo para avaliar o problema, ele ficou pior, vibrando a cada 3 ou 4 minutos, e claro, é algo que incomodou muito.

Então resolvi fazer algumas soluções simples, que deram resultados, mas nesse guia iremos colocar outras dicas para a resolução.

Qual é a causa?

Samsung Galaxy M53 5G
Samsung Galaxy M53 5G

Antes da solução, temos que discutir um pouco o que pode fazer com que o tablet ou aparelhos móveis fiquem vibrando sem parar.

Muitas vezes ao que tudo indica, o culpado pode ser um aplicativo, que pode trazer alguma incompatibilidade ou algo parecido.

Em outras casos mais graves, o problema não é o sistema ou as aplicações, mas sim, o hardware, sendo necessário a assistência técnica.

Como resolver o problema no Android

Redmi 11 Prime 5G
Redmi 11 Prime 5G

Vamos começar a explicar como resolver a vibração em aparelhos com Android, mas essas dicas devem servir para todos os tipos de aparelhos como telefones, tablets e outros, até mesmo em sistemas de outras fabricantes.

Atualize os aplicativos, inclusive os da fabricante

Google Play Store novo logo

Quando começar a ser afetado com seu dispositivo vibrando, o primeiro passo é verificar os aplicativos, se estão em sua versão mais recente, inclusive utilizando as lojas das fabricantes.

O primeiro passo é entrar na loja Google Play Store e verificar as atualizações dos apps e claro, atualizar todos, algo que pode demorar alguns minutos, mesmo utilizando uma rede rápida.

Outro item muito importante, é entrar nas lojas que as fabricantes disponibilizam em seus aparelhos, já que algumas aplicações são exclusivas e só são encontradas nelas.

Para os aparelhos da linha Galaxy já ensinamos como manter os aplicativos atualizados, o mesmo para os dispositivos da Xiaomi e fabricantes com MIUI.

Reiniciar pode corrigir

Reiniciar

Após atualizar os aplicativos e verificar que o problema ainda persiste, você pode seguir para o próximo passo, que é desligar e ligar o telefone.

Reiniciar o celular traz muitas vantagens, deixando até o Android mais rápido, corrigindo falhas e até esse problema de vibração nos dispositivos.

Em meu caso, atualizar os aplicativos e reiniciar o aparelho foram suficientes para acabar com essa vibração que acontecia de forma aleatória.

Atualize o fone de ouvido sem fio

Galaxy Buds 3 Pro branco com luz ligada

Algo bem curioso aconteceu com uma pessoa que conheço, ela me relatou que o telefone não parava de vibrar, isso por cerca de dois dias.

Ela seguiu todos os passos acima, inclusive atualizando apps e o sistema, mesmo assim nada resolvia.

Eu pessoalmente peguei o celular e ficou fuçando para ver se não existia nada de errado, 10 minutos e nada, até que, uma notificação muito rápida apareceu, o aparelho vibrou e ela sumiu, apenas deu tempo de ler atualização para o fone.

Quando fui ver, o problema era o fone da Samsung que após ser atualizado, parou com o problema.

O mais curioso na história, é que a notificação do aviso da atualização é tão rápida, que se a pessoa não estiver olhando para a tela, ela não conseguirá ver, mas sentirá o smartphone tremer, mas quando olhar para o display, não conseguirá visualizar nada de diferente, já que a notificação aparece e some em seguida, o que acaba confundindo e atrapalhando a reconhecer o problema.

Faça uma restauração de fábrica para corrigir

Restaurar padrão de fábrica no Android

Se os dois passos não foram suficientes para você, isso indica que é algo mais grave, que não será corrigido dessa forma.

A solução pode ser fazer uma restauração de fábrica no Android, sendo recomendado fazer um backup dos seus dados antes de iniciar o procedimento, ele irá apagar todos os itens do telefone uma vez que for iniciado.

Esse é o último recurso, mas o melhor, já que o sistema estará como novo e não terá bugs ou falhas, sendo possível avaliar se o problema está relacionado ao software ou hardware.

Se não resolveu, leve na assistência técnica

Samsung programa de reparos feitos pelos clientes Galaxy

Se a restauração não trouxe benefícios, então o problema pode ser internamente, em alguma peça com defeito, um curto-circuito e muitos outros.

A recomendação é levar o celular em uma assistência técnica, que terá pessoal especializado para descobrir o que está fazendo a vibração acontecer sem parar.

Sabemos que ficar em o smartphone ou tablet nem sempre é bom, mas a única solução pode ser essa, já que deixar o aparelho vibrando causa muito incomodo e claro, aumenta o consumo de bateria.

Resolvendo problema de aparelhos vibrando sem parar

Nossas dicas são bem simples, mas se seguidas, irá resolver o problema do seu telefone ficar vibrando sem nenhuma causa sendo mostrada.

Como os procedimentos são fáceis, qualquer pessoa pode tentar arrumar os dispositivos, deixando apenas a última dica para os profissionais, que possuem conhecimento em troca de peças e na apuração de problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *