Os benchmarks 3DMark e PCMark já não possuem mais todos os telefones com processador MediaTek Helio, já que eles foram removidos por terem truques para aumentar a pontuação.
A MediaTek foi pega no flagra inflando os resultados de benchmark dos seus processadores da linha Helio, algo que muitas pessoas não gostaram.
Agora a empesa está sendo penalizada em dois conhecidos aplicativos de benchmarks do sistema Android, o que afeta diretamente os usuários e as empresas que vendem smartphones com esses processadores integrados.
Telefones e processadores MediaTek são removidos dos 3DMark e PCMark
Com a descoberta que a MediaTek está usando táticas antiéticas para aumentar a pontuação em muitos benchmarks, a empresa está sofrendo uma das suas primeiras punições, a de ser removida de testes importantes.
A empresa UL, que é a responsável pelos benchmarks 3DMark e PCMark que estão disponíveis no sistema Android, revelou que praticamente todos os telefones equipados com processadores Helio que estão envolvidos no problema estão sendo retirados da lista de telefones que realizaram o teste, assim nem mesmo aparecem para comparação.
A medida é drástica, mas já esperada, com pontuações falsas maiores do que os concorrentes, a lista poderia enganar facilmente quem queria comprar um telefone novo e usa como comparação a pontuação dos testes.
Os processadores afetados e que foram removidos:
- MediaTek Helio G90
- MediaTek Helio G70
- MediaTek Helio P95
- MediaTek Helio P90
- MediaTek Helio P65
- MediaTek Helio P60
- MediaTek Helio P20
- MediaTek Helio A22
A UL revela que a remoção afeta mais de 50 telefones de 25 fabricantes diferentes, mas ainda é possível encontrar o Realme 6, que conta com o Helio G90T, mas que a empresa tinha liberado uma atualização anteriormente que retirou as trapaças.
Processadores Helio da MediaTek utilizando trapaças em benchmarks
Faz pouco tempo que descobrimos que a MediaTek estava manipulando benchmarks em seus processadores da linha Helio.
Para conseguir uma pontuação maior, a fabricante estava fazendo uma lista com os aplicativos de benchmark mais conhecidos do mercado, quando esses aplicativos são ativados, o telefone irá funcionar em sua potência máxima, deixando de lado questões importantes como calor, assim funcionando de uma forma que dificilmente aconteceria normalmente.
Nos testes foram descobertos que essa trapaça em média aumentava a pontuação dos processadores em 30%, mas em alguns casos especificações foram encontrados picos de até 70% em alguns setores do teste.
Resumo
A MediaTek está começando a sofrer problemas por tentar manipular os benchmarks em seus processadores Helio e levando juntos as fabricantes, mas o curioso é que os modelos com processadores Dimensity não possuem nenhum desses truques e apresentam pontuações reais sobre seu desempenho.
Via: UL