800 apps que foram baixados milhões de vezes tinham em seu interior anúncios com um trojan escondido.
Como já falmos por aqui, os malwares estão ficando mais sofisticados e tentando enganar o maior número de usuários ao redor do mundo.
Trojan Xavier estava em biblioteca de anúncios em mais de 800 apps que foram baixados milhões de vezes, a maioria dos aplicativos estavam na loja Google Play, mas felizmente já foram removidos.
O sistema Android é um dos mais utilizados no mundo, por isso, ele sempre é um dos primeiros sistemas móveis a ser alvo de diferentes tipos de ameaças, já que os desenvolvedores querem ter o mínimo de trabalho e conseguir atingir o maior número de usuários ao mesmo tempo.
Agora foi descoberto que uma biblioteca de anúncio era utilizada para roubar dados dos usuários, claro que tudo sem o consentimento ou qualquer tipo de aviso.
Conhecido como Xavier, o trojan estava disponível em mais de 800 apps que estavam utilizando o SDK de publicidade, o alcance foi enorme, pois como eram muitos aplicativos, muitos estavam disponíveis em diferentes setores e traziam diferentes utilidades para os usuários.
Inicialmente a maioria dos aplicativos foram baixados por usuários do Vietnã, Filipinas, Indonésia, Tailândia e Taiwan, mas também conseguiu infectar aparelhos de diferentes regiões.
Essa biblioteca de anúncios foi desenvolvida para se tornar silenciosa e conseguir roubar os dados dos usuários.
No primeiro momento o trojan Xavier consegue baixar códigos e executa-los no dispositivo, esses itens baixados tem intenção de conseguir roubar dados ou o que o desenvolvedor quiser fazer, já que eles podem ser direcionados para realizar muitas tarefas diferentes.
Para se proteger e não ser descoberto, Xavier utilizava criptografia de sequência de caracteres, criptografia de dados e até detecção de emuladores, tudo para evitar ser pego quando estava em utilização ou fora de uso.
Como já aconteceu com muitos outros aplicativos mal-intencionados, o trojan Xavier estava em muitos aplicativos na loja Google Play, mas o Google já removeu os apps descobertos.
A nossa indicação é sempre se manter atento ao que for baixar e conferir nossas dicas de segurança para o sistema Android para aprender a deixar o seu aparelho mais seguro em todos os aspectos.
Via: Trendmicro