Responsável pelo TWRP revela que recuperação irá demorar para chegar no Android 10, problema está nos aparelhos que chegam com o sistema de forma nativa.
TWRP é uma das mais conhecidas recuperação de terceiros para aparelhos Android, ela permite a instalação de ROM, ajustes e até mesmo a instalação dos GApps.
O Android 10 é a mais recente versão do sistema do Google, como esperado, o SO chega com muitas novidades, o que acabou gerando novos problemas para a recuperação.
Dees_Troy, responsável pela criação do TWRP para o Android 10, revela o que o sistema faz e o motivo do Android 10 exigir algumas modificações que os sistemas anteriores não necessitavam.
O desenvolvedor revela que o Android 10 traz grandes mudanças no sistema, o que afeta aparelhos que chegam de fábrica com o novo sistema e o Google Pixel 3, outros aparelhos com versões anteriores que são atualizados para o Android 10 podem utilizar a TWRP tradicional normalmente.
Android 10 traz o ramdisk aprimorado que possui links dinâmicos, o que atrapalha a TWRP a criar a pasta system, que hoje em dia é utilizada pelas ROM, então precisa ser contornado, se não as ROMs precisarão ser refeitas de forma diferente, o que exigiria muito tempo de todos os desenvolvedores.
Outra novidade do Android 10 é o sistema de particionamento dinâmico, no Android 9 o sistema ocupava sua própria partição, os itens da fabricante outra e os drive outras, mas o Android 10 cria uma super partição que unifica tudo isso, em um mesmo lugar, mas ainda mantendo cada um separadamente.
O problema maior desse particionamento dinâmico é que ele utiliza o sistema de arquivo ext4, que serve apenas para leitura, o que não permitirá montar e nem modificar facilmente a partição, isso significa que possivelmente não será possível instalar os GApps, mas o responsável pela TWRP já está conversando com os desenvolvedores para resolver esse problema, o que poderia incluir os GApps diretamente na ROM, algo que já acontece com a ROM Pixel Experience.
Por fim, o desenvolvedor revela que anda bastante ocupado, então o trabalho na recuperação TWRP é muito limitado, mas que o código-fonte está disponível para qualquer um fazer suas próprias modificações e ajudar o projeto.
Em resumo, isso significa que para funcionar no Google Pixel 3 e aparelhos com Android 10 de fábrica, a TWRP precisa ser modificada, mas será algo que irá levar um tempo, então os usuários terão que esperar uma versão suportada para o Android 10 nativo para utilizar nos novos dispositivos que estão chegando com a nova versão do sistema de fábrica
Via: Twrp