Fabricante cumpriu a sua promessa e apresentou a sua câmera integrada na tela, conhecida como Under-Screen Camera, solução promete ter grande futuro nos smartphones.
No começo do mês Oppo e Xiaomi revelaram que estavam trabalhando na tecnologia para integrar a câmera frontal na tela, algo que está ficando mais próximo do lançamento oficial.
Hoje a Oppo foi um pouco mais longe, no MWC Shanghai 2019, a fabricante revelou o Under-Screen Camera (USC), que simplesmente é a tecnologia que permitiu colocar a câmera abaixo da tela dos smartphones.
A nova tecnologia chega com a intenção de substituir os tradicionais entalhes e os novos mecanismos que escondem a câmera quando ela não é mais necessária.
Para conseguir integrar a câmera na tela, a Oppo aposta em materiais transparentes que possuem alta capacidade de filtrar a luz, o que garante que a câmera irá funcionar como deveria.
No aparelho protótipo da Oppo não é possível mais ver a câmera, ele está totalmente camuflado, inclusive a tela continua a funcionar normalmente e somente bem de perto é possível ver uma espécie de pixels no local da câmera, mas de longe, a tela se mostra como qualquer outra.
Na verdade, se você assistir o vídeo, a câmera até pode ser visualizada, mas somente quando está ativada e pronta para tirar fotos, já utilizando a tela para outras tarefas a câmera não é vista.
A Oppo revela que para esse primeiro aparelho com a câmera integrada na tela foi preciso fazer alguns ajustes, o sensor é maior do que o tradicional, os pixels são mais amplos, com uma abertura maior, isso teve que ser feito para que a câmera conseguisse capturar mais a luz e o que resulta em fotos melhores.
Mas lembre-se, o próprio presidente da Oppo já revelou que a câmera abaixo da tela tem uma qualidade menor do que a mesma câmera na posição tradicional.
Outra mudança que a Oppo teve que fazer foi na questão do software, que recebeu um algoritmo exclusivo, ele tem a capacidade de melhorar o balanço de branco, detalhes, brilhos e otimizar o HDR.
Como podemos ver, a tecnologia de trazer a câmera abaixo da tela é bem interessante e pode ser o futuro nos telefones, sendo excelente para as fabricantes que não querem apostar em uma grande tela com entalhes ou mecanismos para acomodar a câmera.
No momento ainda não temos informações de quando o primeiro smartphone equipado com essa tecnologia irá chegar ao mercado, mas como a fabricante Oppo já está mostrando de perto a novidade, esperamos que não deva demorar muito para que um telefone comece a ser vendido com essa inovação.