Na Europa, o conector USB-C foi escolhido como padrão para telefones e outros dispositivos, algo que se virar lei, exigirá que as fabricantes utilizem apenas esse tipo de conexão com fio.
Em 2020 uma resolução foi aprovada no Parlamento Europeu, a ideia é criar uma lei para que as fabricantes sejam obrigadas a utilizam apenas a mesma entrada para conexão de carregamento.
Agora, essa proposta tem muita chance de se tornar real, inclusive, ela já foi melhorada e está sendo melhor explicada.
Europa deverá adotar conector USB Tipo-C como padrão para telefones e outros aparelhos
A proposta ainda está em andamento, mas tem um grande apoio das pessoas do parlamento e conselho da região, então, dificilmente não irá virar uma lei.
A ideia do projeto é bem simples, exigir que as fabricantes de telefones e outros dispositivos utilizem o USB Tipo-C como padrão, o que irá ajudar o meio ambiente e diminuir a quantidade de lixo eletrônico.
Os aparelhos afetados são smartphones, consoles portáteis, fones de ouvido (na verdade, é o estojo de carregamento dos fones sem fio), tablets, alto-falantes portáteis e filmadoras.
Outros aparelhos não sofrerão mudanças, caso dos fones de ouvido com fio, dispositivos de monitoramento físico e relógios inteligentes.
Com mais aparelhos utilizando a conexão USB Tipo-C por padrão, é preciso que as empresas trabalhem para que seus aparelhos carreguem normalmente com os carregadores tradicionais.
Já no carregamento rápido, as fabricantes terão que trabalhar para que os carregadores possam funcionar na velocidade de carregamento indicada, mantendo compatibilidade com outros dispositivos.
Ainda no carregamento, as empresas precisam dar maiores informações sobre o carregador, indicando a velocidade do carregamento rápido e outras cargas, para que os usuários possam avaliar se precisam comprar um novo carregador ao adquirir um novo dispositivo.
Esse projeto também permitirá que os dispositivos sejam lançados sem um carregador, mas os compradores poderão escolher se vão adquirir o aparelho sem um carregador.
Atualmente a proposta de conexão única (USB tipo-C) para telefones de outros dispositivos, precisa ser aprovada pelo Parlamento e Conselho da Europa, depois de aprovada, as fabricantes terão até 24 meses para fazer a transição e se adaptarem a nova lei.
Via: Commissioneuropa