Google anunciou que o novo Wear OS 5 só suporta o novo formato Watch Face, que é mais moderno e atual.
Essa mudança é para melhorar a duração da bateria, trazer mais estabilidade e muito mais.
Alteração pode afetar alguns usuários que estão utilizando as versões mais antigas dos mostradores, que não irão funcionar na versão mais recente do sistema.
Formato Watch Face é o único suportado a partir de agora
Lançado com o Wear OS 4, o formato Watch Face foi uma das grandes novidades do sistema, ele modernizou os mostradores, deixando tudo mais leve e consumindo menos energia.
O Watch Face Format é um XML declarativo que é utilizado para gerar a aparência, como não tem nenhum código, ele é mais leve e eficiente, ao mesmo tempo que consome pouca bateria, já que o sistema que estará responsável pelos processos (lógica e renderização) e permite a utilização da interface híbrida.
Um ano depois, o Wear OS 5 é oficial e ele permitirá o uso apenas do formato mais recente para os mostradores, isso irá afetar os usuários atuais de diversas maneiras.
A primeira é que quem possui relógios com Wear OS 2 ou mais velhos, podem continuar a utilizarem os mostrados antigos.
Ao utilizar um relógio novo com Wear OS 5, mostradores com o formato antigo não serão transferidos, mesmo se estiverem funcionados nas versões anteriores.
Caso tenha um backup e tente restaurar no Wear OS 5, os mostradores não compatíveis não serão transferidos.
Para quem possui as versões anteriores do sistema nos relógios inteligentes, nada muda, apenas a partir do SO mais recente que temos essa mudança.
Ao atualizar o relógio ou comprar um novo com o Wear OS de 2024, essa alteração pode afetar o uso de mostrados antigos, que não poderão ser instalados e nem utilizados.
Para os desenvolvedores, o Google alertou que a partir do dia 10 de julho o Wear OS 5 não iria suportar os mostradores antigos, e que eles precisam fazer atualizações.
Já no início de 2025, a loja Google Play Store receberá apenas mostradores Watch Face Format, assim forçando os desenvolvedores utilizarem apenas a versão mais atuais e eficiente.
Fonte: Support Google e Developer Android