O WhatsApp em sua versão mais atual recebeu o recurso de configuração de proxy, o que permite facilmente contornar os bloqueios que os governos colocam no aplicativo.
Com alguns países colocando bloqueios temporário ou até definitivos, o próprio aplicativo traz uma ferramenta para que a sua utilização não seja afetada nesses casos.
O destaque é a facilidade, que poucos passos permitem a atualização e o uso da opção em seu dispositivo, então é de grande ajuda.
Essa é a nova configuração do app
A novidade está disponível no aplicativo mais atual, então já pode ser utilizada por todos, o servidor proxy é uma nova ferramenta para burlar a censura que acontecem em várias regiões
Isso significa que se um bloqueio do WhatsApp é realizado em seu país, facilmente você pode burlá-lo e ter acesso normalmente aos recursos da aplicação.
Um grande exemplo foi o bloqueio no Irã, que afetou todos os serviços da Meta, incluindo Instagram, Facebook e WhatsApp, que ficaram meses dessa forma.
Agora com a função, o usuário pode achar um servidor gratuito, colocar o endereço no aplicativo e continuar a utilizá-lo normalmente.
Para quem não saber, servidores proxy servem como intermediários entre a conexão de internet e o dispositivo, podendo simular que você está em qualquer lugar do mundo.
Claro que mesmo com o recurso em ação, as mensagens e dados continuam a serem criptografados ponta a ponta.
Como ativar no aplicativo
A ativação da função é feita de forma simples e fácil, em poucos passos tudo funcionará, confira:
- Primeiro entre no WhatsApp
- Aperte nos três pontinhos no lado direito superior da tela
- Toque em “Configurações”
- Selecione “Armazenamento e dados”
- No final da tela, aperte em “configurações do servidor proxy”
- Na próxima, ative a opção “Usar servidor Proxy” Agora basta apertar em “Definir servidor proxy” e digitar o endereço do servidor proxy.
Servidor proxy é uma boa opção para os usuários que precisarem
Como falamos, o recurso de servidor proxy pode ser um recurso de grande utilização em alguns lugares do mundo, mas em outras, não fará diferença.
Em todo caso, o usuário do WhatsApp possui a opção de ativar quando realmente quiserem, o que é um extra no momento que realmente precisar a função.