A criptografia também chegará aos backups do WhatsApp, que basicamente é o único recurso que não possui essa tecnologia integrada.
Em 2016, WhatsApp recebeu a criptografia ponta-a-ponta, o que trouxe mais segurança para as mensagens, já que nem a empresa conseguirá ler as mensagens dos usuários.
Agora, cinco anos depois, a tecnologia também estará disponível para os backups das mensagens, mas não será ativada por padrão.
WhatsApp finalmente terá backups com criptografia
O próprio Mark Zuckerberg anunciou a chegada de criptografia para os backups do WhatsApp, ele afirma que o recurso começará a chegar a todos em algumas semanas.
Ele ainda revela que o WhatsApp é o primeiro serviço de mensagens em escala global a oferecer criptografia ponta-a-ponta para as mensagens e backups.
A novidade chega para complementar a segurança dos usuários, já que em breve até mesmo os backups contarão com segurança aprimorada.
Atualmente os backups do WhatsApp no Android são enviados para o Google Drive (Google One) sem qualquer segurança, o que permite a interceptação dos dados e até mesmo o Google poderá visualizar as conversas, se a empresa por algum motivo achar necessário, mas isso irá mudar ame algumas semanas.
Como irá funcionar a criptografia dos backups no WhatsApp?
Como falamos, quando a criptografia estiver disponível para o WhatsApp, ela não chegará ativada por padrão e nem poderia, já que exige que o usuário faça algumas tarefas.
Quando for ativar o backup com criptografia, o usuário precisará colocar uma senha.
Como esperado, sempre que for restaurar um backup, essa senha será necessária, se não for a senha certa ou se você esqueceu, não será possível recuperar o seu histórico de mensagens.
Para esse último caso, os backups com criptografia também terão uma chave criptográfica, ela poderá ser utilizada caso queira restaura a senha que esqueceu, mas se a mesma também é perdida ou se você não lembra a senha da chave, a recuperação das mensagens será algo impossível para se fazer.
Como falamos, a criptografia traz mais segurança, não permite que ninguém tenha acesso as suas mensagens e nem ao backup, mas como falamos, é preciso esperar a liberação do recurso, a criptografia ponta-a-ponta para o backup do WhatsApp estará chegando nas próximas semanas.
WhatsApp permite transferir conversas do iOS para o Android
Ainda no mesmo assunto de mensagens, o WhatsApp dias atrás revelou que é possível transferir conversas do iOS para o Android.
Inicialmente é possível apenas utilizando um aparelho da Samsung com o sistema Android 10 ou superior, mas a empresa já está trabalhando para trazer o recurso para outras fabricantes.
A transferência é por cabo e permite que você leve as mensagens do WhatsApp do iOS (sistema do iPhone e iPad) para os aparelhos da Samsung, assim trocando de sistema, mas mantendo seu histórico de conversa e outros arquivos como fotos, vídeos e mais.
Via: Facebook