Para diminuir as notícias falsas, o WhatsApp agora ativou o encaminhamento de mensagens para apenas um contato por vez.
As mensagens virais são que todo estão enviando sem parar para os seus familiares e amigos, então elas podem ou não serem falsas, então podem ser perigosas de muitas formas.
Então para evitar que informações possivelmente falsas alcance muitas pessoas ao mesmo tempo, o aplicativo está começando a limitar o encaminhamento desse tipo de mensagem.
Apenas um encaminhamento por mensagem no WhatsApp
Anteriormente, em janeiro de 2019, o WhatsApp já limitou as mensagens encaminhadas para o total de cinco contatos, mas com a pandemia do Coronavírus, a empresa está deixando esse limite ainda mais restrito.
Com muitos casos de Coronavírus em muitas partes do mundo, muitas notícias falsas e verdadeiras começam a circular sem parar, ainda mais em aplicativos de mensagens.
Para diminuir a velocidade das notícias, o WhatsApp ativou o limite de encaminhar apenas uma mensagem por contato, assim fazendo com que os usuários compartilhem o que recebeu apenas com uma pessoa por vez, mesmo que seja algo que pode ou não ser oficial.
Essa medida chega para conter principalmente as notícias falsas, mesmo que afete as verdadeiras, mas é aquele caso, melhor prevenir do que remediar.
A diminuição das mensagens encaminhadas para apenas um contato por vez foi ativado principalmente por causa de mensagens que falam sobre remédios e outras notícias falsas que podem colocar a saúde da população em risco.
WhatsApp outras medidas para o Coronavírus
No começo de março o WhatsApp começou a adicionar uma lupa em algumas mensagens, que permite pesquisar diretamente no Google o conteúdo recebido.
A intenção é mais uma vez diminuir o encaminhamento de mensagens falsas, já que pesquisando, os usuários saberão se é algo oficial ou se foi feia para enganar a população.
Para combater a desinformação sobre a pandemia, o próprio Governo do Brasil e Ministério da Saúde estão utilizando o WhatsApp para tirar as dúvidas sobre o Coronavírus (COVID-19).
Resumo
Mais uma vez o WhatsApp entra em cena para limitar o alcance de notícias falsas, para evitar que mais pessoas sejam de alguma forma enganadas, colocando a sua própria saúde e a de outras pessoas em risco desnecessário.
Lembrando que o Ministério da Saúde também lançou o aplicativo Coronavírus – SUS, que traz maiores informações sobre o vírus, teste rápido e até informações sobre o que está sendo feito.
Também precisamos citar o Caixa – Auxílio Emergencial, que é ao aplicativo e site oficial para fazer o cadastro para receber os R$600 do governo, eles são os oficiais, mas na loja Google Play já tinha aplicativo com o nome parecido para enganar o usuário, então tome cuidado e só baixe o oficial.
Via: Blogwhatsapp