A Wi-Fi Alliance utilizou a CES 2020 para apresentar Wi-Fi 6 Release 2, que traz melhor gerenciamento e desempenho para redes com muitos aparelhos conectados.
Já conhecemos o Wi-Fi 6 e o Wi-Fi 6E, mas agora uma nova versão chega para trazer ainda mais melhorias.
Como era de se esperar, o novo padrão chega como uma atualização do Wi-Fi 6E, então aproveita todas as tecnologias anteriores, mas ainda tem novidades únicas.
Wi-Fi 6 Release 2 tem uplink multi-user MIMO para melhor desempenho
O grande destaque do novo padrão é o uplink multi-user MIMO, que traz grande desempenho para todos os aparelhos conectados.
A tecnologia permite que vários dispositivos possam carregar conteúdo simultaneamente a um ponto de acesso, isso significa que o Wi-Fi suportará mais carga de trabalho, permitindo que os usuários tenham maior desempenho no que está fazendo.
Outras melhorias do uplink multi-user MIMO é a redução de latência, que irá afetar positivamente usos como chamadas de vídeos, games, envio de arquivos para nuvem, e claro, dispositivos internet das coisas.
No final, os usuários sentirão melhorias importantes na internet, especialmente quando precisarem utilizar o upload, ou ter muitos aparelhos conectados no mesmo roteador.
Wi-Fi 6 Release 2 conta com gerenciamento de energia para IoT
Para dispositivos internet das coisas (IoT), o Wi-Fi 6 Release 2 traz aprimoramentos de baixa potência e modo de sono, TWT é o tempo de vigília de destino de transmissão e o SMPS é o tempo de sono estendido e o multiplexamento espacial dinâmico.
Todas essas novidades trazem otimizações para vários aparelhos, incluindo os dispositivos internet das coisas, já que eles poderão ter um “sono” prolongado, tempo especifico para se ligar e transmitir dados e ainda permite o desligamento de partes redundantes de cadeias de recebimento, tudo de forma dinâmica e para otimizar o consumo de energia em toda a rede.
A Wi-Fi Alliance revela que essa melhoria de energia será de grande uso para casas, cidades e até fabricas que utilizam muitos dispositivos internet das coisas.
No momento, não existe data de lançamento dos primeiros dispositivos que contarão com o padrão Wi-Fi 6 Release 2.