Xiaomi mudou sua política, usuários só podem instalar a ROM global em aparelhos que foram vendidos de fabrica com ela, aparelhos da China não podem mais utilizar essa versão de software.
Com uma grande projeção atualmente em muitas partes do mundo, a Xiaomi revelou uma enorme mudança nas suas políticas, algo que não irá agradar muitos donos dos seus aparelhos, inclusive aqueles que utilizam a ROM Global em aparelhos da China.
Até pouco tempo funcionava assim, os consumidores poderiam adquirir um aparelho da Xiaomi, normalmente são vendidos em duas versões, uma com a ROM Global, ela vem com a loja Google Play e muitos idiomas diferentes e a versão da China, que não tem os serviços do Google e vem com poucos idiomas, mas os donos dos aparelhos eram livres para instalar qualquer uma das duas ROMs, mas isso mudou.
Agora de forma oficial a Xiaomi revela que a sua nova política não permite a troca de sistema, ou seja, aparelhos que são considerados Global só podem utilizar a versão de teste e a oficial Global, e telefones da China só podem instalar a versão de desenvolvedor e o sistema oficial da China.
Mesmo antes de anunciar essa mudança nas regras da Xiaomi que não permite realizar a troca da Gobal para a da China ou vice-versa, os mais recentes consumidores que adquiriram o Mi MIX 2S já estavam reclamando com a fabricante, o aparelho era afetado por algo que impedia a mudança de sistema, se o usuário comprou da China e fosse instalar a versão global, o aparelho não funcionava direito e às vezes nem ligada mais, o que obrigava o usuário a voltar para a versão padrão.
Curiosamente os usuários mais avançados até mesmo desbloquearam o bootloader para diminuir ou acabar com esse problema na troca da ROM da China para a Global, mas a Xiaomi colocou uma trava que não permite bloquear o aparelho no sistema alternativo, o que acaba com muitas possibilidades para alguns usuários mais avançados.
Essa mudança de postura não é atoa, a fabricante aos poucos vem chegando em muitos países, com suas lojas em uma grande parte do mundo, o bloqueio vem para aquecer o mercado interno e diminuir as compras de aparelhos diretamente da China e com o software dessa região.
No momento não está claro se essa política serve somente para os mais recentes aparelhos da fabricante ou se irá valer para todos os dispositivos que ainda são atualizados, mas não temos dúvidas que os telefones mais recentes da fabricante já chegarão com essa proteção, então é mais do que nunca necessário ficar de olho na hora de comprar um Xiaomi, sempre olhe se é a versão global, se comprar o modelo Chinês não terá o português, a loja Google Play não está instalada e existem muitas outras diferenças.
Via: MIUI