Sony revela que Xperia XZ Premium entrou em seu programa de dispositivo aberto, o que é uma excelente noticia para usuários avançados e desenvolvedores.
Esse anúncio é muito importante para a comunidade em geral, mas traz muitos benefícios para os desenvolvedores e consumidores que possuem o smartphone.
Xperia XZ Premium agora faz parte do programa de dispositivos aberto da Sony, muitas ROMs podem chegar ao aparelho, agora todos os binários e software necessário para personalizar o sistema estão liberados.
O programa de dispositivos aberto da Sony (Open Devices program) é uma das coisas que mais destaca a fabricante em comparação as outras, esse programa libera tudo o que o desenvolvedor precisa para fazer um sistema personalizado para os aparelhos da fabricante.
A novidade agora é o suporte para o Xperia XZ Premium, a Sony já está disponibilizando um tutorial para ensinar a instalar a versão AOSP do sistema no aparelho, mas a fabricante só recomenda a instalação para os desenvolvedores, já que essa versão é de teste e facilmente pode apresentar problemas.
Além de disponibilizar o tutorial de como instalar a nova versão do sistema, a Sony também liberou para os desenvolvedores os “drives” para que o sistema reconheça todos os componentes do smartphone.
Essa novidade é muito bem-vinda pelos desenvolvedores que estão trabalhando com o Xperia XZ Premium, com todos os arquivos disponibilizados pela Sony, agora é possível fazer uma ROM de terceiros para o aparelho, o melhor é que praticamente tudo irá funcionar como deveria, então os usuários de ROM podem comemorar, já que muito em breve o aparelho deverá receber ROMs do Android 7.1.1 Nougat com um desempenho muito bom.
Como podemos ver, a Sony continua a dar um grande suporte para os desenvolvedores que querem trabalhar em seus aparelhos, mas a mesma também dá suporte para o sistema Android em geral, ela inclusive ajudou em algumas coisas do Android O, itens que melhoram a forma de atualizar o sistema e a segurança em geral.
Se todas as fabricantes fossem assim, o sistema Android seria praticamente perfeito, já que utilizar uma ROM de terceiro seria algo normal (diminuindo a fragmentação) e o desempenho seria igual ou até superior em comparação com o sistema da fabricante.
Confira mais informações sobre a entrada do Xperia XZ Premium no programa de dispositivos aberto da Sony aqui.