Os jogadores do Android estão perdendo o Yuzu, emulador de Nintendo Switch que tem seu projeto cancelado e removido das plataformas.
Infelizmente, emulador estava sendo utilizado para rodar até mesmo games antes do lançamento.
Com problemas como esse, a Nintendo entrou com processo contra os desenvolvedores, que acabaram com o projeto.
Yuzu e Citra são finalizados
Utilizando a rede social Twitter (X), os desenvolvedores revelaram que finalizaram os emuladores Yuzu e Citra de uma só vez.
Isso acontece por causa de um processo que a Nintendo entrou contra os criadores desses emuladores, afirmando que eles permitiam a pirataria.
Eles falam em detalhe o que fez eles abandonarem seus projetos, confira:
“Olá fãs de yuz-ers e Citra:
Escrevemos hoje para informar que o apoio de yuzu e yuzu à Citra está sendo descontinuado, com efeito imediato.
A Yuzu e sua equipe sempre foram contra a pirataria. Começamos os projetos de boa-fé, por paixão pela Nintendo e seus consoles e jogos, e não tínhamos a intenção de causar danos. Mas vemos agora que, como nossos projetos podem contornar as medidas de proteção tecnológica da Nintendo e permitir que os usuários joguem jogos fora do hardware autorizado, eles levaram à pirataria extensiva. Em particular, ficamos profundamente desapontados quando os usuários usaram nosso software para vazar conteúdo do jogo antes de seu lançamento e arruinar a experiência para compradores e fãs legítimos.
Chegámos à conclusão de que não podemos continuar a permitir que isso aconteça. A pirataria nunca foi nossa intenção, e acreditamos que a pirataria de videogames e consoles de videogame deve acabar. A partir de hoje, estaremos retirando nossos repositórios de código do ar, descontinuando nossas contas Patreon e servidores Discord e, em breve, desligando nossos sites. Esperamos que nossas ações sejam um pequeno passo para acabar com a pirataria das obras de todos os criadores.
Obrigado por seus anos de apoio e por entender nossa decisão.”
Os dois emuladores, Yuzu de Nintendo Switch e Citra de Nintendo 3DS chegam ao fim e não estarão disponíveis de forma oficial em nenhuma plataforma.
Por causa desse caso, o DraStic DS Emulator está gratuito, ele era pago, mas o desenvolvedor também revelou que irá remover o mesmo da loja em breve.
Fonte: Twitter